terça-feira, 29 de junho de 2010

Suprema Corte dos EUA estende direito de porte de armas a todo país

DA ASSOCIATED PRESS

A Suprema Corte dos Estados Unidos determinou nesta segunda-feira que a Segunda Emenda da Constituição, que determina "direito de manter e possuir armas", se aplica a todo o país e anulou a habilidade dos governos federal, estaduais e locais de limitar seu alcance.

Em uma votação apertada, com cinco a favor e quatro contra, a Corte determina que apenas restrições menos severas a posse de armas devem sobreviver a questionamentos legais.

O juiz Samuel Alito disse em declaração que a Segunda Emenda "se aplica igualmente ao governo federal e aos Estados".

A votação foi marcada por divisões entre as linhas ideológicas dos juízes, mas obteve os cinco votos dos conservadores-moderados pró-porte de armas. Os quatro liberais se opuseram à medida.

Há dois anos, a Corte declarou que a Segunda Emenda protege o direito individual de posse de armas para propósitos de autodefesa na residência. Ela derrubou ainda a proibição de armas de pequeno calibre e a exigência de trava do gatilho para outras armas no Distrito de Colúmbia, uma cidade federal com um sistema legal único.

Ao mesmo tempo, a Corte teve o cuidado de não pôr em debate outros regulamentos de armas de fogo em outros locais.

Defensores do porte de armas quase imediatamente entraram com um processo federal contra as legislações do tema em Chicago e no seu subúrbio de Oak Park, onde as armas de fogo são banidas há quase 30 anos. O Centro Brady para Prevenção de Violência por Armas disse que esta legislação era a última a banir armas no país.

A Suprema Corte já disse que a maioria das garantias da Bill of Rights servem como um parâmetro para as legislações estaduais, locais e federais.
Fonte: Folha - UOL

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Condenação por caça de capivaras

A Turma Recursal Criminal do Estado do Rio Grande do Sul confirma condenação de homem que caçou e matou duas capivaras em Dom Pedrito. Ele foi condenado à pena de seis meses de detenção, em regime aberto, e à 25 dias-multa fixada a unidade em 1/30 do salário mínimo.

Na madrugada de 7/12/2008, uma abordagem policial realizada na Rua Major Alencastro Fontoura, em Dom Pedrito, encontrou no interior do veículo do réu duas capivaras mortas, sem couro, além de uma faca e de um facão. Juntas somavam cerca de 60kg de carne.

Segundo o policial militar que efetuou a abordagem, o réu explicou que as capivaras haviam sido caçadas.

Ao ser interrogado, o homem disse que caçou o animal para comê-lo e que sabia que a prática era proibida. Afirmou ainda que era melhor caçar do que roubar. Ele recorreu à Turma Recursal Criminal alegando estado de necessidade e que sua ação não causou mal ao meio ambiente.

A relatora, Juíza de Direito Ângela Maria Silveira, nega provimento ao recurso ao saber que o réu trabalhava à época de fatos, o que derruba a tese defensiva de estado de necessidade.

As Juízas de Direito Laís Ethel Corrêa Pias e Cristina Pereira Gonzales acompanham o voto da relatora.

Recurso Crime nº 71002613362

Fonte: TJ - RS

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Portaria sobre o uso de arma de fogo por policiais civis no Estado de São Paulo

DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA

Portaria DGP - 30, de 17-6-2010


Disciplina o porte e a aptidão para o uso de arma de fogo por policiais civis

O Delegado Geral de Polícia,
Considerando que a Lei 10.826/2003, em seu art. 6º, inc. II, prevê o porte de arma aos policiais civis;
Considerando que a Lei Complementar 675/1992, em seu art. 17, assegura que a carteira funcional confere o direito ao porte de arma;
Considerando que no trabalho policial pode ser necessário o emprego de força e armas de fogo, respeitados, dentre outros, os princípios da proporcionalidade e razoabilidade;
Considerando o disposto no § 1º inc.II do art. 6º da Lei 10.826/2003 Estatuto do Desarmamento, e nos arts. 34 e 35 do Decreto 5.123/2004, que impõem à Polícia Civil, por meio de normas internas, a regulamentação do uso das armas de fogo, ainda que fora do serviço, por seus servidores;
Considerando que o aludido edito igualmente estabelece a necessidade de disciplinar, em regramento interno, o porte de arma de fogo por policiais civis fora da respectiva unidade federativa, quer durante as funções institucionais, quer em trânsito, bem como  porte de arma fora do serviço, quando se tratar de locais onde haja eventos com aglomeração de pessoas;
Considerando, por fim, a necessidade de propiciar aos policiais civis permanente aprimoramento para o uso desses equipamentos, dotando-os das melhores técnicas para que as ações resultem na realização do interesse público, resolve:

CAPÍTULO I
DO PORTE DE ARMA DE FOGO

Art. 1º. O policial civil, em razão da natureza de suas funções institucionais, fica autorizado a utilizar, no efetivo exercício da atividade policial ou fora do horário de trabalho, arma de fogo de sua propriedade ou pertencente à Polícia Civil, em qualquer local público ou privado, mesmo havendo aglomeração de pessoas, em evento de qualquer natureza, no âmbito do Estado de São Paulo.
§ 1º para o exercício dessa prerrogativa o policial deverá trazer sempre consigo carteira de identificação funcional e observar o disposto nesta Portaria, respondendo nas esferas penal, civil e disciplinar, por eventuais excessos.
§ 2º o policial civil, em face de sua condição funcional, poderá portar arma de fogo particular de qualquer calibre, na efetiva equivalência de sua habilitação técnica, nos termos do preconizado pela Portaria DGP-12, de 20/08/2008.
§ 3º a posse de armas de fogo institucionais não brasonadas igualmente deverá ser acompanhada do documento correspondente ao registro.
Art. 2º - O policial civil, no exercício da função, deverá portar armas de fogo de forma dissimulada, especialmente nos locais onde haja aglomeração de pessoas, salvo quando em operação policial, trajando vestimenta ou distintivo que o identifique.
Art. 3º - O policial civil não está obrigado a entregar sua arma ou respectiva munição como condição para ingresso em recinto público ou privado.
Parágrafo único. Excetuam-se do disposto no “caput” as hipóteses que se seguem:
I – submissão à prisão;
II – durante audiência judicial, a critério da autoridade judiciária competente;
III – determinação, ainda que verbal, de seu superior hierárquico;
IV - determinação da autoridade corregedora, sempre que tal medida afigurar-se necessária.
Art. 4º - Poderá o policial civil, no exercício de suas funções institucionais ou em trânsito, portar arma de fogo fora do Estado de São Paulo, desde que expressamente autorizado e com prazo determinado.
Parágrafo único. Compete ao delegado de polícia imediatamente superior ao servidor policial autorizar o porte a que alude o caput, encaminhando correlata comunicação à direção
departamental a que estiver vinculado.
Art. 5º - O policial civil aposentado que desejar portar arma de fogo de sua propriedade deverá portar carteira com a indicação dessa condição e, a cada três anos, submeter-se aos
testes de aptidão psicológica a que se refere à Lei 10.826/2003 e o Decreto 5.123/2004, nos termos preconizados pela Portaria DGP - 34, de 17/12/2008.
§ 1º. Quando em trânsito, fora da circunscrição territorial do Estado, poderá o policial aposentado portar sua arma de fogo, desde expressamente autorizado, por prazo determinado, pelo dirigente da Divisão de Produtos Controlados do departamento de Identificação e Registros Diversos da Polícia Civil - DIRD.
Art. 6º - Ficam mantidos, no que couber, os dispositivos da Portaria DGP 10/2007, que disciplina a suspensão do porte de arma de policial civil quando em licença motivada por problemas de saúde.

CAPÍTULO II
DA APTIDÃO PARA o USO DE ARMA DE FOGO

Art. 7º - A capacitação do policial civil para o uso de armas de fogo será por meio de curso, com prova prática, disciplinado pelo Delegado de Polícia Diretor da Academia de Polícia, com a seguinte estruturação:
I- habilitação operacional (Op);
II- habilitação tática (Tat);
III- habilitação para emprego estratégico (Estrat).
§ 1º - o nível de habilitação operacional (Op) capacita o servidor para o uso das seguintes armas de fogo:
a) Op I : revólver;
b) Op II: revólver e espingarda;
c) Op III: revólver, espingarda e pistola.
§ 2º - o nível de habilitação tática (Tat), que exige antecedente habilitação operacional Op III, capacita o servidor para o uso das seguintes armas de fogo:
a) Tat I : carabina e submetralhadora;
b) Tat II: carabina, submetralhadora, fuzil e similar.
§ 3º - o nível de habilitação para emprego estratégico (Estrat), que exige antecedente habilitação tática Tat II, capacita o servidor para o uso de fuzil e similar, quando empregados em função de tiro de comprometimento
Art. 8º - A Academia de Polícia ministrará cursos de treinamento em armamento e tiro nos níveis a que se refere o art. 7º, com vistas ao contínuo aperfeiçoamento e aferição psicofísica
pertinente à habilitação do policial para o fiel desempenho das atividades inerentes ao seu cargo.
§ 1º - para a manutenção dos níveis de habilitação Op II e Op III, o policial submeter-se-á a treinamento na Academia de Polícia, facultativamente a qualquer tempo, conforme disponibilidade de recursos, e obrigatoriamente a cada cinco anos.
§ 2º - para a manutenção dos níveis de habilitação Tat I e Tat II, o policial submeter-se-á a treinamento na Academia de Polícia, facultativamente a qualquer tempo, conforme disponibilidade de recursos, e obrigatoriamente a curso de treinamento a  cada três anos, com avaliação prática.
§ 3º - para a manutenção do nível de habilitação Estrat, o policial submeter-se-á a treinamento na Academia de Polícia, facultativamente a qualquer tempo, conforme disponibilidade de recursos, e obrigatoriamente a curso anual de treinamento, com avaliação prática.
Art. 9º - Constatada falha no manuseio ou na utilização de arma de fogo que cause lesão ou perigo de dano em razão de imperícia, incumbe ao delegado de polícia superior imediato do
policial ou ao responsável pela apuração administrativa a notificação do fato à Academia de Polícia. O policial será submetido a novo curso, no nível de habilitação ao qual estava capacitado e correspondente ao tipo de arma com a qual foi imperito, com vistas à superação da deficiência técnica.

CAPÍTULO IV
DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 10 - Os policiais que realizaram o curso de formação técnico-profissional a partir do mês de agosto de 2004 são considerados habilitados como Op III, tendo em vista a ampliação
do conteúdo programático e consequente aprimoramento na formação.
Art. 11 - As habilitações obtidas através de cursos previstos pelas Portarias DGP 10/1994, 11/1999 e 03/2008, conferem ao policial habilitação Op III.
Art. 12 - A habilitação obtida através do curso previsto pela Portaria DGP 14/2002 confere ao policial habilitação Tat I.
Art. 13 - A habilitação obtida através do curso previsto pela Portaria DGP 49/2006 confere ao policial habilitação Tat II.
Art. 14 - Os cursos ministrados por outras instituições reconhecidas, no Brasil ou exterior, para os fins previstos no caput do art. 5º, poderão ser aceitos pelo Diretor da Academia de Polícia, depois de verificada a compatibilidade dos conteúdos.
Art. 15 – As armas a que se refere o art. 35A do Decreto 5.123/2004, deverão atender o disposto nesta Portaria.
Art. 16 – As normas previstas nesta Portaria poderão ser complementadas pelos Delegados de Polícia Diretores do Departamento de Administração e Planejamento da Polícia Civil – DAP,
Departamento de Identificação e Registros Diversos – DIRD, Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” – Acadepol, no âmbito de suas respectivas atribuições.
Art. 17 - A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições que lhe forem contrárias, em especial as Portarias DGP 10/1994, 11/1999, 14/2002 49/2006 e 03/2008.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

5ª Etapa do Campeonato Brasileiro - Trap Americano e Trap Doublê - On-line

5ª ETAPA

CAMPEONATO BRASILEIRO

TRAP AMERICANO E TRAP DOUBLÊ – ON-LINE


DATA: 19 & 20 de Junho de 2010.

 
O CLUBE AMERICANENSE DE TIRO tem a satisfação de convidar os amigos e os atiradores e seus familiares para participarem desse evento que será realizado em nossas pedanas. Esta prova é valida para o Ranking Brasileiro.


INSCRIÇÕES:

19/06/10 á 20/06/10 – Inicio das Competições as 9:00 hrs

 
VALOR DAS INSCRIÇÕES:
Trap Americano e Trap Duble


Trap Americano – Top 200 - R$ 190,00 – Taxa CBTE R$ 55,00

Trap Americano – Top 100 & Trap Dublê - R$ 140,00 – Taxa CBTE R$ 55,00

Série de prato para Treino - R$ 13,00

    * O pagamento da taxa CBTE pode ser feito no site.
    * www.cbte.com.br
    * Valor de R$ 35,00 antecipados.

 

HOTEL DO EVENTO:

    * HOTEL RIEMA AUSTRIA – TEL: (19) 3478-1303
    * HOTEL NACIONAL – (19) 3461-8210


 

COMITÊ ORGANIZADOR:
EDUARDO BAZZANA


TEL.: (19) 3465-1317 - CEL.: (19) 9154-3202

FAX.: (19) 3465-1619

E-mail: centro.esp@terra.com.brdiretoria@cat12.com.br

Postagens populares

Marcadores

.22 MP5 (1) .22LR (1) .40 SW (1) .410 (2) .45 (1) 01/2010 (1) 12 Gauge (3) 1911 (7) 2 RM (1) 2008 (1) 2010 (2) 2011 (14) 2012 (2) 2013 (2) 2014 (3) 2015 (1) 2017 (1) 2019 (1) 2023 (12) 22 LR (1) 270 Win (1) 3 Gun (2) 357 Magnum (1) 38 Special (3) 38 Super (1) 380 ACP (1) 442 (1) 45 ACP (1) 45 Colt (1) 642 (1) 7.62mm (1) 70 (1) 71 (1) Absolvido (1) Ação Penal (1) Adesivo (1) ADJLC (2) ADTG (1) ADTM (1) Agility (1) Águia de Haia (1) AK-47 (1) Akuna (1) Alagoas (1) Alarm Clock (1) alarme (1) Allison Braga (1) Alvos Metálicos (2) Americana - SP (3) Ammunition (1) Anniversary (1) antifurto (1) apreensão (1) APTE (1) AR15 (1) Archangel Pistol (1) Argentina (1) arma (4) armamentos (2) Armário de Segurança (1) Armas (17) Armas de Assalto (1) armas de fogo (4) Arsenal (1) Artigo (1) Asia (1) assalto (1) Associação Pinhalense de Tiro Esportivo (2) Aston Martin (1) Athena Lee (1) atirador (6) Atirador Desastrado (1) Atiradores (1) atleta do tiro (4) autodestruição (1) Automatic (1) Automática (1) Bagé (1) Band (1) Barra Bonita (1) Bene Barbosa (5) Benelli (2) Beretta (1) Blind Side (1) Blindado (2) Bodyguard (1) Boito (2) bolt rifle (1) Bowie (1) BR-Linux (1) Braga Facas Artesanais (1) Brasil (3) Brasileiro de Shotgun (1) Brass (1) Browning (2) Buenos Aires (1) Bulgaria (1) Bullet (2) Bullet breakdown (1) Bullet Proof (1) CAC (2) Caça (9) caçadores (1) Caesar Guerini (1) caixa (1) Cal. 36 (1) Calçado (1) Calendário (2) calibradas (1) Calibre 12 (5) Calibre 38 (1) Cameras (2) campanha (1) Campanha do Desarmamento (1) Campeonato Brasileiro (14) Campeonato de Tiro Esportivo (1) Campeonato Estadual (2) Campeonato Paulista (10) Campeonato Regional (6) caneta-revólver (1) Capitão Nascimento (1) Capivara (1) captura (1) Carabina (3) Carabina 22 (2) Carabina de Ar (2) Carabina Puma (2) Carabinas de Pressão (1) Carla Piellusch Tiro Esportivo (5) Carlo Danna (1) carregador (1) Carta de Repúdio (1) Carta Senador (1) cartuchos (1) Cast-off (1) Cast-on (1) CAT (2) Catcher (1) cavalo de tróia (1) CBC (9) CBC 2011 (1) CBTD (1) CBTE (13) CBTP (1) CCTSP (1) celular (1) Championship (3) Chiappa (1) Chip McCormick (1) Chocolate (1) Chrysler (1) Circuito de Treino com Arma (1) Círculo Militar (1) civilização (1) Classic (1) Clube Americanense de Tiro (7) Clube de Caça e Tiro de São Paulo (2) Clube de Tiro Cubas (1) Clube de Tiro de Ribeirão Preto (1) Clube Mineiro dos Caçadores (1) CNJ (1) CO2 (1) cofre (1) Coldre (1) Colecionador (1) colecionadores (2) Colecionadores de Armas (1) colete à prova de balas (2) Coletes (1) COLOG (1) Colt (5) combate (1) Compak (2) Comparativo (1) compartilhamento (1) compartimento secreto (1) Competição (9) competições (3) Competition (1) Conasp (1) condenação (1) Conesul (2) conservação (1) Contos de Caçadas (1) convite (1) Copa Brasil (1) Copa Continental (1) Coronha (1) Course Training (1) Cowboy (1) CR (1) credenciado (1) Criptografia (1) Cristovam Buarque (1) Critical Defense (1) CTMA (1) CTT-CBC (4) Curso (3) curso de tiro (2) Custom (1) CZ (1) dados (1) Décio Croce (1) Decisões Policiais (1) Declaração de Habitualidade (1) Decreto 10.030 (1) Decreto 11.366 (7) defesa (1) Defesa do Lar (1) desarmamento (5) Desarmando (1) desinformação (1) desmontagem (3) desmuniciada (1) Despertador (1) desvio (1) DFPC (2) Dillon (1) dinheiro (1) disarm (1) dissimulado (1) documentação (1) documentário (1) Double 1911 (1) Dracena - SP (1) DTC (1) DX-12 (1) e-mail (1) Ed Brown (1) Editorial (1) Efetividade (1) Elétrica (1) Eloir Mário Marcelino (1) empresas (2) emrgências (1) Encontro Nacional (1) erro formal (1) escondendo (1) escovas (1) Espaço PACEM (1) Espingarda (6) espionagem (1) Estado de São Paulo (1) Estado Totalitário (1) Estande de Tiro (1) Estatuo do Desarmamento (1) estilo (1) estojos (2) ESV (1) Etapa Online (1) EUA (1) Exército (7) explosão (1) Faca (1) Facebook (1) FAL (1) falsos policiais (1) FAN32 (2) Farsa do Desarmamento (2) favela (1) Febraban (1) Federal (1) Felipe Wu (1) feminino (1) Fernando Mello (1) Festa do Tiro (1) Festa Junina (1) FGCT (2) fiscalização (1) fivela de cinto (1) Florida Open (1) Foguetes (1) formato (1) Fossa Olímpica (5) FPTE (3) FPTP (3) Fraude (1) fraudes (1) FSMTE (2) Full Auto (3) Furto (1) Fuzil (4) Fuzil Esportivo (5) G20 (1) Garça (2) Garça - SP (2) Glock (6) golpes (1) GPS (1) Grenade (1) GSG-5P (1) Guarapuava (1) Guerini (1) Guga Ribas (1) Guia (1) Guia Prático (1) Guide (1) gun (3) Gun Lamp (1) Gun-Coat (1) Hélice (1) Helvétia (1) Hodgon (1) Holland Holland (1) Home Defense (2) Homenagem (1) Hornady (1) Ilha Solteira (1) impacto (1) Impacts (1) Impala (1) IMR (1) In Door (1) Informativo (1) instrutor de tiro (1) instrutor habilitado (2) International (1) IPSC (29) IPSC Arma Longa (1) Isqueiro (1) Israel (1) ITA (1) Italian (1) Jaime Saldanha Jr. (4) Jarvis (1) Javali (4) Jerry Miculek (2) John Lenin Custom (4) Jornal da Band (1) Judge (1) Kel - Tec (1) KHX (1) Kimber (1) Kit (1) Kriss Super V (1) KSG (1) Labeled Parts (1) Lamberto Ramenzone (1) Las Vegas (1) Legislação (9) Lei 10.826 (2) Lei 11.706/08 (1) Lei 11.922 (1) Lei 13.964/19 (1) Leilão Exército (1) Leonardo Lustoza (1) Liberação (1) Liga Nacional de Tiro ao Prato (5) limpeza (1) LINADE (1) Livro (2) Lojas (1) lousan (1) lubrificação (3) Lubrification (1) Luneta (1) Lydia Leão Sayeg (1) M4 (1) MAC-10 (1) machine gun (1) Machine Guns (1) Mag-Na-Ported-Barrel (1) magistrados (1) Magpul (1) Maior de 18 anos (1) mais rápido (2) Marcos Pollon (1) Marinha Mexicana (1) Master Grade (1) Match (1) Mato Grosso do Sul (1) Medianeira (1) Medida Provisória (4) Medida Provisória 417 (1) mensagens (1) Mercedes-Benz (1) Metralhadora (1) Micro 9 (1) Microsoft (1) microstamping (1) Mike (1) Militares (1) Ministério da Justiça (1) Mira Aberta (1) Mochila Escolar (1) Montagem (3) Monte Alto (1) Montenegro (1) Mossad (1) Motocicleta (1) Movimento Viva Brasil (2) MPF/SP (1) mulheres (3) munição (5) munição Exército (1) MVB (3) Nacional Stnadard (1) Não Letais (1) não obrigatoriedade (1) Negligência (1) Nike (1) nível (1) Nordeste (1) Notícias (1) NRA (2) numeração raspada (2) Obama (1) óculos (1) Oficial de Justiça (1) Ohio State (1) Olímpico (2) opcional (1) Open Handgun (1) Orkut (1) Overfinch (1) ovo frito (1) Pachmayr (1) pan 2015 (1) Papai Noel (1) Paraordenance (1) parts (1) PCP (1) Pegadinha (1) Perazzi (1) Percurso de Caça (4) Pink (1) Pirassununga (1) Pistol (4) Pistola (9) Pistola de Ar (1) Pistola Standard (1) PlayOff (2) Poder Judiciário (1) Police (1) Polícia Federal (2) policiais civis (1) pólvora (1) Portaria (3) Portaria DGP - 30 (1) Porte (2) porte de arma (4) Porte de Trânsito (1) porte ilegal (2) Prática de Tiro ao Alvo (1) Prática do Tiro Esportivo (1) preciso (1) Premiun (1) Priscila Macedo Campos (1) Pro-Series (1) Proarmas (1) Procedimentos (1) Produtos Controlados (1) Programa (1) Projeto (1) promotor (1) Propoint (1) propriedade rural (1) Prorrogação (1) proteção (1) Proteção Residencial (1) prova de bala (1) Prova De Tiro (15) Pump (1) R.I.P. (1) rack (1) RAM (1) Range Day (1) Range Rover (1) rastreamento (1) Recadastramento (5) recarga de munições (3) Recarga Rápida (1) Recargamatic (2) Record (1) recordação (1) recorde (1) Registro de Armas (9) Regulagem (1) regulamentação (1) Regulamento de Produtos Controlados (1) reloading (1) Remington (1) renovação (2) Revolver (1) Revólver (9) Revolver Nationals (1) Ribeirão Preto (1) Richard Nixos's (1) Rifle (2) Rio 2016 (1) Rio de Janeiro (1) Rio Grande do Sul (1) Rossi (1) roubo (1) RPB (1) RS (1) Ruger (3) Rússia (3) Santa Catarina (1) Santos (1) Saque Rápido (1) SCHUZENFEST (1) Segunda Reserva (1) Segurança (4) Segurança Pessoal (1) sem munição (1) semi-auto (2) senha (1) senha forte (1) SFPC (2) Shooting (2) Shot (1) Shotglass (1) Shotgun (12) Shotguns (4) SIG Sauer (2) Sigma (1) Silhuetas Metálicas (1) Sinarm (2) Single - Ten (1) Single Action (1) sistema computadorizado (1) Skeet (1) Slow Motion (1) Smith (1) Smith Wesson (2) Sniper (5) sporting (2) Springfield. XD-M 5.25 (1) Spy (1) SR40c (1) Steel Chalenge (1) STF (5) STI (1) STJ (1) storage (1) sub-metralhadora (2) Submachine (1) Suprema Corte (1) Tactical (1) Target (1) Tarso Genro (1) Taser (1) Tática (1) Taurus (2) taxa (1) telefone (1) Temporada (1) teste (3) tiro (3) Tiro ao Alvo (2) Tiro ao Prato (9) Tiro Esportivo (4) Tiro Prático (2) tiro rápido (1) Tiroteio (1) TJ - RS (1) TJ-RS (1) top 5 (1) Top Guns (1) Torneio Nacional (1) transações eletrônicas (1) Trap (4) Trap Americano (8) Trap Doublê (5) Treinamento (1) TRF2 (1) Tri-Cor (1) Trigun (1) Ultimate (1) UOL (1) USA (3) uso proibido (1) uso restrito (3) USPSA (1) utilização (1) validade (1) veículo (1) Veranópolis (1) Vermont (1) viagem (2) Viaturas (1) vida (1) video (1) Vidro (1) vigilância (2) violência (1) visão periférica (1) visita (1) viver ou morrer (1) Weapon (1) Wesson (1) Whatsapp (1) Wi-FI (1) wikipédia (1) Wilson (1) Wilson Combat (2) Winchester (4) World (1) World Shoot (1) XCR II (1) XVI (1) Youtube (1) Zippo (1)