domingo, 29 de junho de 2008

Recadastramento Nacional de Armas

Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

Mensagem de veto Conversão da Medida Provisória nº 417, de 2008

Altera e acresce dispositivos à Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição e sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm e define crimes.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte
Lei:

Art. 1o Os arts. 4o, 5o, 6o, 11, 23, 25, 28, 30 e 32 da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 4o ........................................................................................................................

I - comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;

.............................................................................................................................................

§ 2o A aquisição de munição somente poderá ser feita no calibre correspondente à arma registrada e na quantidade estabelecida no regulamento desta Lei.

.............................................................................................................................................

§ 8o Estará dispensado das exigências constantes do inciso III do caput deste artigo, na forma do regulamento, o interessado em adquirir arma de fogo de uso permitido que comprove estar autorizado a portar arma com as mesmas características daquela a ser adquirida.” (NR)

“Art. 5o .......................................................................................................................

.............................................................................................................................................

§ 3o O proprietário de arma de fogo com certificados de registro de propriedade expedido por órgão estadual ou do Distrito Federal até a data da publicação desta Lei que não optar pela entrega espontânea prevista no art. 32 desta Lei deverá renová-lo mediante o pertinente registro federal, até o dia 31 de dezembro de 2008, ante a apresentação de documento de identificação pessoal e comprovante de residência fixa, ficando dispensado do pagamento de taxas e do cumprimento das demais exigências constantes dos incisos I a III do caput do art. 4o desta Lei.

§ 4o Para fins do cumprimento do disposto no § 3o deste artigo, o proprietário de arma de fogo poderá obter, no Departamento de Polícia Federal, certificado de registro provisório, expedido na rede mundial de computadores - internet, na forma do regulamento e obedecidos os procedimentos a seguir:

I - emissão de certificado de registro provisório pela internet, com validade inicial de 90 (noventa) dias; e

II - revalidação pela unidade do Departamento de Polícia Federal do certificado de registro provisório pelo prazo que estimar como necessário para a emissão definitiva do certificado de registro de propriedade.” (NR)

“Art. 6o ........................................................................................................................

§ 1o As pessoas previstas nos incisos I, II, III, V e VI do caput deste artigo terão direito de portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, mesmo fora de serviço, nos termos do regulamento desta Lei, com validade em âmbito nacional para aquelas constantes dos incisos I, II, V e VI.

§ 1o-A. (Revogado)

§ 2o A autorização para o porte de arma de fogo aos integrantes das instituições descritas nos incisos V, VI, VII e X do caput deste artigo está condicionada à comprovação do requisito a que se refere o inciso III do caput do art. 4o desta Lei nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei.

...............................................................................................................................................

§ 5o Aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador para subsistência, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos:

I - documento de identificação pessoal;

II - comprovante de residência em área rural; e

III - atestado de bons antecedentes.

§ 6o O caçador para subsistência que der outro uso à sua arma de fogo, independentemente de outras tipificações penais, responderá, conforme o caso, por porte ilegal ou por disparo de arma de fogo de uso permitido.

§ 7o Aos integrantes das guardas municipais dos Municípios que integram regiões metropolitanas será autorizado porte de arma de fogo, quando em serviço.” (NR)

“Art. 11. .....................................................................................................................

...........................................................................................................................................

§ 2o São isentas do pagamento das taxas previstas neste artigo as pessoas e as instituições a que se referem os incisos I a VII e X e o § 5o do art. 6o desta Lei.” (NR)

“Art. 23. A classificação legal, técnica e geral bem como a definição das armas de fogo e demais produtos controlados, de usos proibidos, restritos, permitidos ou obsoletos e de valor histórico serão disciplinadas em ato do chefe do Poder Executivo Federal, mediante proposta do Comando do Exército.

..............................................................................................................................................

§ 4o As instituições de ensino policial e as guardas municipais referidas nos incisos III e IV do caput do art. 6o desta Lei e no seu § 7o poderão adquirir insumos e máquinas de recarga de munição para o fim exclusivo de suprimento de suas atividades, mediante autorização concedida nos termos definidos em regulamento.” (NR)

“Art. 25. As armas de fogo apreendidas, após a elaboração do laudo pericial e sua juntada aos autos, quando não mais interessarem à persecução penal serão encaminhadas pelo juiz competente ao Comando do Exército, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, para destruição ou doação aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas, na forma do regulamento desta Lei.

§ 1o As armas de fogo encaminhadas ao Comando do Exército que receberem parecer favorável à doação, obedecidos o padrão e a dotação de cada Força Armada ou órgão de segurança pública, atendidos os critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Justiça e ouvido o Comando do Exército, serão arroladas em relatório reservado trimestral a ser encaminhado àquelas instituições, abrindo-se-lhes prazo para manifestação de interesse.

§ 2o O Comando do Exército encaminhará a relação das armas a serem doadas ao juiz competente, que determinará o seu perdimento em favor da instituição beneficiada.

§ 3o O transporte das armas de fogo doadas será de responsabilidade da instituição beneficiada, que procederá ao seu cadastramento no Sinarm ou no Sigma.

§ 4o (VETADO)

§ 5o O Poder Judiciário instituirá instrumentos para o encaminhamento ao Sinarm ou ao Sigma, conforme se trate de arma de uso permitido ou de uso restrito, semestralmente, da relação de armas acauteladas em juízo, mencionando suas características e o local onde se encontram.” (NR)

“Art. 28. É vedado ao menor de 25 (vinte e cinco) anos adquirir arma de fogo, ressalvados os integrantes das entidades constantes dos incisos I, II, III, V, VI, VII e X do caput do art. 6o desta Lei.” (NR)

“Art. 30. Os possuidores e proprietários de arma de fogo de uso permitido ainda não registrada deverão solicitar seu registro até o dia 31 de dezembro de 2008, mediante apresentação de documento de identificação pessoal e comprovante de residência fixa, acompanhados de nota fiscal de compra ou comprovação da origem lícita da posse, pelos meios de prova admitidos em direito, ou declaração firmada na qual constem as características da arma e a sua condição de proprietário, ficando este dispensado do pagamento de taxas e do cumprimento das demais exigências constantes dos incisos I a III do caput do art. 4o desta Lei.

Parágrafo único. Para fins do cumprimento do disposto no caput deste artigo, o proprietário de arma de fogo poderá obter, no Departamento de Polícia Federal, certificado de registro provisório, expedido na forma do § 4o do art. 5o desta Lei.” (NR)

“Art. 32. Os possuidores e proprietários de arma de fogo poderão entregá-la, espontaneamente, mediante recibo, e, presumindo-se de boa-fé, serão indenizados, na forma do regulamento, ficando extinta a punibilidade de eventual posse irregular da referida arma.

Parágrafo único. (Revogado).” (NR)

Art. 2o A Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 11-A:

“Art. 11-A. O Ministério da Justiça disciplinará a forma e as condições do credenciamento de profissionais pela Polícia Federal para comprovação da aptidão psicológica e da capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo.

§ 1o Na comprovação da aptidão psicológica, o valor cobrado pelo psicólogo não poderá exceder ao valor médio dos honorários profissionais para realização de avaliação psicológica constante do item 1.16 da tabela do Conselho Federal de Psicologia.

§ 2o Na comprovação da capacidade técnica, o valor cobrado pelo instrutor de armamento e tiro não poderá exceder R$ 80,00 (oitenta reais), acrescido do custo da munição.

§ 3o A cobrança de valores superiores aos previstos nos §§ 1o e 2o deste artigo implicará o descredenciamento do profissional pela Polícia Federal.”

Art. 3o O Anexo da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, passa a vigorar na forma do Anexo desta Lei.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 19 de junho de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro

Este texto não substitui o publicado no DOU de 20.6.2008

Postar um comentário

Postagens populares

Marcadores

.22 MP5 (1) .22LR (1) .40 SW (1) .410 (2) .45 (1) 01/2010 (1) 12 Gauge (3) 1911 (7) 2008 (1) 2010 (2) 2011 (14) 2012 (2) 2013 (2) 2014 (3) 2015 (1) 2017 (1) 22 LR (1) 270 Win (1) 3 Gun (2) 357 Magnum (1) 38 Special (3) 38 Super (1) 380 ACP (2) 442 (1) 45 ACP (1) 45 Colt (1) 590A (1) 642 (1) 7.62mm (1) 70 (1) 71 (1) Absolvido (1) Ação Penal (1) Adesivo (1) ADTG (1) ADTM (1) Agility (1) Águia de Haia (1) AK-47 (1) Akuna (1) Alarm Clock (1) alarme (1) Allison Braga (1) Alvos Metálicos (2) Americana - SP (2) Ammunition (1) Anniversary (1) antifurto (1) apreensão (1) AR15 (1) Archangel Pistol (1) Argentina (1) arma (4) armamentos (2) Armário de Segurança (1) Armas (10) Armas de Assalto (1) armas de fogo (4) Arsenal (1) Artigo (1) Asia (1) assalto (1) Associação Pinhalense de Tiro Esportivo (1) Aston Martin (1) Athena Lee (1) atirador (4) Atirador Desastrado (1) Atiradores (1) atleta do tiro (1) autodestruição (1) Automatic (1) Automática (1) Band (1) Barra Bonita (1) Bene Barbosa (5) Benelli (2) Beretta (1) Bersa (1) Blind Side (1) Blindado (2) Bodyguard (1) Boito (2) bolt rifle (1) Bowie (1) BR-Linux (1) Braga Facas Artesanais (1) Brasil (3) Brasileiro de Shotgun (1) Brass (1) Browning (2) Buenos Aires (1) Bulgaria (1) Bullet (2) Bullet breakdown (1) Bullet Proof (1) CAC (1) Caça (9) caçadores (1) Caesar Guerini (1) caixa (1) Cal. 36 (1) Calçado (1) Calendário (1) calibradas (1) Calibre 12 (5) Calibre 38 (1) Cameras (2) campanha (1) Campanha do Desarmamento (1) Campeonato Brasileiro (11) Campeonato de Tiro Esportivo (1) Campeonato Estadual (2) Campeonato Paulista (9) Campeonato Regional (5) caneta-revólver (1) Capitão Nascimento (1) Capivara (1) captura (1) Carabina (3) Carabina 22 (2) Carabina de Ar (2) Carabina Puma (2) Carabinas de Pressão (1) carregador (1) Carta de Repúdio (1) Carta Senador (1) cartuchos (1) Cast-off (1) Cast-on (1) CAT (1) Catcher (1) cavalo de tróia (1) CBC (7) CBC 2011 (1) CBTD (1) CBTE (6) CBTP (1) celular (1) Championship (3) Chiappa (1) Chip McCormick (1) Chocolate (1) Chrysler (1) Circuito de Treino com Arma (1) Círculo Militar (1) civilização (1) Classic (1) Clube Americanense de Tiro (6) Clube de Tiro Cubas (1) Clube de Tiro de Ribeirão Preto (1) Clube Mineiro dos Caçadores (1) CNJ (1) CO2 (1) cofre (1) Coldre (1) Colecionador (1) colecionadores (2) Colecionadores de Armas (1) colete à prova de balas (2) Coletes (1) Colt (5) combate (1) Compak (1) Comparativo (1) compartilhamento (1) compartimento secreto (1) Competição (5) competições (3) Competition (1) Conasp (1) condenação (1) Conesul (2) conservação (1) Contos de Caçadas (1) convite (1) Copa Brasil (1) Copa Continental (1) Coronha (1) Course Training (1) Cowboy (1) CR (1) credenciado (1) Criptografia (1) Cristovam Buarque (1) Critical Defense (1) CTT-CBC (2) Curso (2) curso de tiro (1) Custom (2) CZ (1) dados (1) Décio Croce (1) Decisões Policiais (1) defesa (1) Defesa do Lar (1) desarmamento (5) Desarmando (1) desinformação (1) desmontagem (3) desmuniciada (1) Despertador (1) desvio (1) DFPC (1) Dillon (1) dinheiro (1) disarm (1) dissimulado (1) documentação (1) documentário (1) Double 1911 (1) Dracena - SP (1) DTC (1) e-mail (1) Ed Brown (1) Editorial (1) Efetividade (1) Elétrica (1) Eloir Mário Marcelino (1) empresas (2) emrgências (1) Encontro Nacional (1) erro formal (1) escondendo (1) escovas (1) Espaço PACEM (1) Espingarda (6) espionagem (1) Estado de São Paulo (1) Estado Totalitário (1) Estande de Tiro (1) estilo (1) estojos (2) EUA (1) Exército (4) explosão (1) Faca (1) Facebook (1) FAL (1) falsos policiais (1) Farsa do Desarmamento (2) favela (1) Febraban (1) Federal (1) Felipe Wu (1) feminino (1) Festa do Tiro (1) Festa Junina (1) FGCT (1) fiscalização (1) fivela de cinto (1) Florida Open (1) Foguetes (1) formato (1) FPTE (2) FPTP (3) Fraude (1) fraudes (1) FSMTE (2) Full Auto (3) Furto (1) Fuzil (1) Fuzil Esportivo (4) G20 (1) Garça (2) Garça - SP (2) Glock (6) golpes (1) GPS (1) Grenade (1) GSG-5P (1) Guarapuava (1) Guerini (1) Guga Ribas (1) Guia (1) Guia Prático (1) Guide (1) gun (3) Gun Lamp (1) Gun-Coat (1) Helvétia (1) Hodgon (1) Holland Holland (1) Home Defense (2) Hornady (1) Ilha Solteira (1) Imbel (1) impacto (1) Impacts (1) Impala (1) IMR (1) In Door (1) Informativo (1) instrutor de tiro (1) instrutor habilitado (2) International (1) IPSC (30) IPSC Arma Longa (1) Isqueiro (1) Israel (1) ITA (1) Italian (1) Jaime Saldanha Jr. (4) Jarvis (1) Javali (4) Jerry Miculek (2) John Lenin Custom (4) Jornal da Band (1) Judge (1) Kel - Tec (1) Kit (1) Kriss Super V (1) KSG (1) Labeled Parts (1) Las Vegas (1) Legislação (1) Lei 10.826 (1) Lei 11.706/08 (1) Lei 11.922 (1) Leilão Exército (1) Liberação (1) Liga Nacional de Tiro ao Prato (3) limpeza (1) Livro (1) Lojas (1) lousan (1) lubrificação (3) Lubrification (1) Luneta (1) Lydia Leão Sayeg (1) M4 (1) MAC-10 (1) machine gun (1) Machine Guns (1) Mag-Na-Ported-Barrel (1) magistrados (1) Magpul (1) Maior de 18 anos (1) mais rápido (2) Marinha Mexicana (1) Master Grade (1) Match (1) Mato Grosso do Sul (1) Medianeira (1) Medida Provisória (4) Medida Provisória 417 (1) mensagens (1) Mercedes-Benz (1) Metralhadora (1) Microsoft (1) microstamping (1) Mike (1) Militares (1) Ministério da Justiça (1) Mira Aberta (1) Mochila Escolar (1) Montagem (3) Montenegro (1) Mossad (1) Mossberg (1) Motocicleta (1) Movimento Viva Brasil (2) MPF/SP (1) mulheres (3) munição (5) munição Exército (1) MVB (3) Nacional Stnadard (1) Não Letais (1) não obrigatoriedade (1) Negligência (1) Nike (1) nível (1) Nordeste (1) NRA (2) numeração raspada (2) Obama (1) óculos (1) Oficial de Justiça (1) Ohio State (1) Olímpico (2) opcional (1) Open Handgun (1) Orkut (1) Overfinch (1) ovo frito (1) Pachmayr (1) pan 2015 (1) Papai Noel (1) Paraordenance (1) parts (1) PCP (1) Pegadinha (1) Percurso de Caça (1) Pink (1) Pirassununga (1) Pistol (4) Pistola (9) Pistola de Ar (1) Pistola Standard (1) Poder Judiciário (1) Police (1) Polícia Federal (2) policiais civis (1) pólvora (1) Portaria (1) Portaria DGP - 30 (1) Porte (2) porte de arma (4) Porte de Trânsito (1) porte ilegal (2) Prática de Tiro ao Alvo (1) Prática do Tiro Esportivo (1) preciso (1) Premiun (1) Pro-Series (1) Produtos Controlados (1) Projeto (1) promotor (1) Propoint (1) propriedade rural (1) proteção (1) Proteção Residencial (1) prova de bala (1) Prova De Tiro (14) Pump (1) R.I.P. (1) rack (1) RAM (1) Range Day (1) Range Rover (1) rastreamento (1) Recadastramento (4) recarga de munições (3) Recarga Rápida (1) Recargamatic (2) Record (1) recordação (1) recorde (1) Registro de Armas (9) Regulagem (1) regulamentação (1) reloading (1) Remington (1) renovação (2) Revolver (1) Revólver (9) Revolver Nationals (1) Ribeirão Preto (1) Richard Nixos's (1) Rifle (2) Rio 2016 (1) Rio de Janeiro (1) Rio Grande do Sul (1) Rossi (1) roubo (1) RPB (1) RS (1) Ruger (3) Rússia (3) Santa Catarina (1) Santos (1) Saque Rápido (1) SCHUZENFEST (1) Segunda Reserva (1) Segurança (3) Segurança Pessoal (1) sem munição (1) semi-auto (2) senha (1) senha forte (1) SFPC (1) Shooting (2) Shot (1) Shotglass (1) Shotgun (11) Shotguns (5) SIG Sauer (2) Sigma (1) Silhuetas Metálicas (1) Sinarm (2) Single - Ten (1) Single Action (1) sistema computadorizado (1) Slow Motion (1) Smith (1) Smith Wesson (2) Sniper (1) sporting (2) Springfield. XD-M 5.25 (1) Spy (1) SR40c (1) Steel Chalenge (1) STF (5) STI (1) STJ (1) storage (1) sub-metralhadora (2) Submachine (1) Suprema Corte (1) Tactical (1) Target (1) Tarso Genro (1) Taser (1) Tática (1) Taurus (2) taxa (1) telefone (1) Temporada (1) teste (3) tiro (3) Tiro ao Alvo (2) Tiro ao Prato (7) Tiro Esportivo (3) Tiro Prático (2) tiro rápido (1) Tiroteio (1) TJ - RS (1) TJ-RS (1) top 5 (1) Top Guns (1) Torneio Nacional (1) transações eletrônicas (1) Trap (2) Trap Americano (7) Trap Doublê (5) Treinamento (1) TRF2 (1) Tri-Cor (1) Trigun (1) Ultimate (1) UOL (1) USA (3) uso proibido (1) uso restrito (3) USPSA (1) utilização (1) validade (1) veículo (1) Veranópolis (1) Vermont (1) viagem (2) Viaturas (1) vida (1) video (1) Vidro (1) vigilância (2) violência (1) visão periférica (1) visita (1) viver ou morrer (1) Weapon (1) Wesson (1) Whatsapp (1) Wi-FI (1) wikipédia (1) Wilson (1) Wilson Combat (2) Winchester (4) World (1) World Shoot (1) XCR II (1) XVI (1) Youtube (1) Zippo (1)

Faça aqui sua doação