terça-feira, 4 de dezembro de 2007

TEMPORADA DE CAÇA DE JAVALIS EM SC

TEMPORADA DE JAVALIS EM SANTA CATARINA CONTINUA SENDO
SOLUÇÃO AMBIENTAL
Continua aberta a temporada da caça ao javali em Santa Catarina. A população da espécie selvagem escapou ao controle e virou "fauna nociva", segundo definição de técnicos e ambientalistas.
A portaria da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural concede licença para o abate de javalis asselvajados - chamados cientificamente de javalis sus scrofa, até o dia 31 de dezembro deste ano. A medida tem base em resolução do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Os animais só podem ser abatidos dentro de propriedades privadas e particulares. A superpopulação de Javalis, de acordo com o biólogo Guilherme Müller, foi causada pelo surgimento de criadores clandestinos, a partir de 1997. Animais criados em regime de confinamento nas propriedades começaram a fugir e a cruzar com porcos, o que resultou na espécie popularmente conhecida como javaporco.
O resultado do cruzamento - uma espécie de porco gigante, furioso e com presas assustadoras - seria um verdadeiro desastre, não fosse a qualidade de sua carne e subprodutos. A proliferação descontrolada desta espécie se tornou um sério problema ambiental. Eles destroem lavouras, pastagens e vegetação nativa - explicou Müller.
A temporada catarinense de caça ao javali tem regras rígidas. A primeira delas é não utilizar cães de caça nem armadilhas. O abate deve ser feito dentro da propriedade cadastrada. É obrigatório o encaminhamento de um requerimento pelo proprietário da área onde os animais estão causando prejuízos.
Outra determinação: A caça não pode sair dos limites da propriedade. É proibido vender a carne ou qualquer outra parte do javaporco.
A forma recomendada para a caça é o uso de ceva, conhecida como tratador. São algumas áreas preparadas com ambiente propício à espécie e com disponibilização de comida.
É preciso manter uma certa distância do javali, pois ele fareja a presença do homem a 500 ou 600 metros, e pára quando cruza uma pista recente. Quando o javali chega para se alimentar, é caçado.
A caça ao javali selvagem foi sofrendo adaptações ao longo dos anos. Já foi o esporte favorito de reis e senhores feudais, em requintadas jornadas de grupos de caçadores que se lançavam a perseguições implacáveis, auxiliados por matilhas de cães de raça.
Hoje, além de um lazer, a caça regulamentada é uma ferramenta de conservação do meio ambiente.

Fonte: CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos

Nenhum comentário:

Postar um comentário